Distribuição de cartões-alimentação pela OIM e parceiros locais começou em 1° de outubro / Foto: OIM Divulgação

Para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 entre refugiados e migrantes vulneráveis em Caxias do Sul (RS), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), irá beneficiar 75 famílias com cartões-alimentação no valor de R$ 530. O auxílio permitirá a aquisição de alimentos e outros itens básicos de primeira necessidade. Os grupos familiares são selecionados pelo CAM até o dia 12 de novembro, e a entrega ocorrerá nas semanas seguintes, na sede do serviço, em Caxias do Sul (Rua Professor Marcos Martini, 1600 – Bairro Marechal Floriano).

Para a seleção dos beneficiários são analisados os critérios como ser migrante internacional, independente do estatuto migratório; estar desempregado ou sem renda suficiente para prover a alimentação da família; não estar recebendo o Auxílio Emergencial do Governo Federal, o Benefício de Prestação Continuada ou outro benefício de seguridade social (exceto Bolsa Família); e não estar abrigado em instituição pública ou da sociedade civil que garanta moradia digna e alimentação regular. As pessoas interessadas e que atendem a esses critérios podem se dirigir ao CAM ou fazer contato pelo telefone (54) 3027-3360, no horário das 13h às 17h.

O CAM, serviço de Responsabilidade Social mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), está entre as instituições reconhecidas pela OIM, no Brasil, no suporte às necessidades de pessoas migrantes e refugiadas, especialmente com a realização de campanhas, mutirões e outras iniciativas para suprir as necessidades desta população durante a pandemia.

“A pandemia nos desafiou e fez sentir a força do trabalho em rede, o comprometimento das pessoas, entidades, comunidade local, nacional e internacional na assistência aos migrantes e refugiados. Mobilizamos parceiros, buscamos colaboradores, capacitamos equipes, estendemos nosso trabalho a nível nacional, nos reinventamos e fomos em busca de novos conhecimentos”, relata a diretora do CAM, Irmã Celsa Zucco.

“A Covid-19 tornou visíveis os imigrantes e refugiados, e a atenção e a transparência dispendidos no trabalho do CAM humanizaram a assistência e despertaram sensibilidade coletiva pela causa do migrante. Essa ação da OIM reforça o nosso propósito”, complementa a diretora.  

A distribuição de cartões-alimentação, que faz parte da Resposta Global da OIM para a pandemia de COVID-19, é financiada pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. A emissão e distribuição dos vales são feitas pela Sodexo Pass do Brasil e o Instituto Stop Hunger, a partir de uma parceria nacional com a OIM. A meta é alcançar 4 mil famílias em nove estados brasileiros até o final do ano.

Deixe uma resposta

Fechar Menu