Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela AESC, estimula o debate e chama a atenção para as responsabilidades governamentais e da sociedade civil

Advogado Adriano Pistorelo, representante do CAM na audiência pública / Foto: Reprodução

Se a vulnerabilidade de muitos imigrantes no Rio Grande do Sul já era alta por conta da crise econômica, com a pandemia, a situação para milhares de pessoas que buscam uma vida digna na região chega ao extremo da fome, frio e da dificuldade para obterem direitos mínimos como documentos de identificação para poderem trabalhar.

Essas e outras questões foram debatidas na audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, realizada na quarta-feira (19/08). O encontro foi organizado para debater questões relevantes à vida com dignidade de imigrantes e refugiados, residentes no Rio Grande do Sul, atingidos duramente pela pandemia, agravada com a crise econômica e o acesso precário à documentação.

A audiência foi articulada pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), que é mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), e pelo Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul (FPMH-RS), por meio do gabinete do deputado estadual Pepe Vargas.

O debate procurou apontar as prioridades e endereçar alternativas para superação da crise humanitária atual. Além da fome e do frio que sentem essas pessoas, o Pe. James Mercuri relatou a situação preocupante em Lajeado agravada não só pela pandemia, mas pelas fortes  chuvas com inundações que acometeram a região. Também foi salientada a dificuldade na obtenção de documentação a que os imigrantes têm direito garantido por lei.

Chamando a atenção para o tema, Adriano Pistorelo, advogado para imigrações do CAM/AESC, apontou a lentidão e dificuldades na emissão de documentos, com frequente ocorrência de questionamentos burocráticos que atrasam processos legais e impedem que os imigrantes exerçam seus direitos, como obterem carteiras de identificação e trabalho, casarem-se e registrarem seus filhos, entre outros.

Pistorelo explicou que “a cada dia em que um imigrante deixa ter sua documentação garantida, ele perde oportunidades de ter uma vida digna. Sem documento, muitas oportunidades de emprego são perdidas e as dificuldades familiares só aumentam, inclusive quanto ao acesso à saúde e educação. As dificuldades com a pandemia e a falta de emprego e renda impactaram ainda mais os imigrantes e refugiados.”

Ainda sobre a questão de documentação, foi discutida a necessidade de agilizar os atendimentos nos Núcleos de Migração da Polícia Federal (NUMIG) que emitem registros de identidade e passaportes. Retomados há uma semana, após a suspensão total das atividades em decorrência da pandemia, os agendamentos ainda estão com atendimento reduzido e existe uma demanda reprimida estimada na casa dos milhares de pessoas, que esperam diariamente por informações.

Na região de Porto Alegre são calculadas mais de 4.000 pessoas aguardando para a emissão ou renovação de seus documentos.  Na região da Serra Gaúcha, a estimativa é de mais de mil pessoas esperando para serem atendidas por apenas dois funcionários alocados na regional que engloba 123 municípios.

Sobre essas questões ligadas à documentação, a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak propôs a inclusão imediata do CAM no grupo de trabalho que trata das revisões de normas registrais dos cartórios extrajudiciais, a fim de buscarem alternativas para agilizar os processos de registros civis e verificar a possibilidade de aumentar a oferta de serviços aos imigrantes em cartórios municipais, que estão presentes na maioria das cidades, acabando ou diminuindo ao máximo a necessidade de deslocamentos onerosos e repetitivos.

As perspectivas de trabalho levantadas pela desembargadora se juntarão a outras iniciativas debatidas pelos presentes que terão acompanhamento dos parlamentares. Ao final, foi consenso a necessidade de ações urgentes para garantir que os migrantes tenham seus direitos assegurados no Rio Grande do Sul.

O evento, realizado por videoconferência, também contou com a participação da corregedora-geral da Justiça; da procuradora Ana Paula Carvalho de Medeiros, do Ministério Público Federal; Aletea Vega Marona Kunde, delegada regional executiva da Polícia Federal; Dagoberto Lucas Barreto, agente da Polícia Federal; Renel Simon, haitiano e líder comunitário em Lajeado e Vale do Taquari; Januário Gonçalves, angolano e presidente Associação de Angolanos no RS e diretor da organização África do Coração RS; Patrícia Noschgan Grazziotin, coordenadora do Fórum de Mobilidade Humana de Passo Fundo/UPF; Pe. James Mercuri, haitiano e membro da CNBB Regional Sul 3/Cibai/FPMH-RS; e Adriano Pistorelo (CAM/FPMH-RS).

O encontro pode ser acessado no canal da “Casa Parlamentar” no YouTube. A gravação está disponível no link: http://www.youtube.com/tvalrs.

Este post tem 15 comentários

  1. Hey there! I know this is somewhat off-topic but I had to ask.
    Does building a well-established blog such as yours require a
    lot of work? I am brand new to blogging but I do write in my journal
    daily. I’d like to start a blog so I can share my
    own experience and feelings online. Please let
    me know if you have any kind of suggestions or tips for brand new aspiring blog owners.
    Thankyou! 0mniartist asmr

  2. Hi there, I log on to your blog daily. Your story-telling style is witty, keep doing what you’re doing!
    asmr 0mniartist

  3. I was curious if you ever considered changing the layout of your blog?

    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it
    better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 pictures.
    Maybe you could space it out better? 0mniartist asmr

  4. Hurrah, that’s what I was exploring for, what a data!
    existing here at this weblog, thanks admin of this site.

  5. I was recommended this website by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody
    else know such detailed about my difficulty.
    You are incredible! Thanks!

  6. I will right away grab your rss as I can’t to find your email subscription hyperlink or e-newsletter service.
    Do you have any? Please allow me know in order
    that I may subscribe. Thanks.

  7. Ahaa, its pleasant dialogue on the topic of this post at this place at this weblog,
    I have read all that, so now me also commenting at this place.

  8. You have made some good points there. I looked on the internet for more info about
    the issue and found most people will go along with your views on this site.

  9. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something which I think I would never understand.
    It seems too complex and extremely broad for
    me. I’m looking forward for your next post, I’ll try to get
    the hang of it!

  10. Great blog! Do you have any hints for aspiring writers?

    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
    Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there
    that I’m completely confused .. Any tips? Thanks!

  11. I think this is one of the most vital information for me.
    And i am glad reading your article. But wanna remark on some general things, The site style is ideal,
    the articles is really great : D. Good job, cheers

  12. scoliosis
    Wow, this paragraph is pleasant, my sister
    is analyzing these things, so I am going to convey her.

    scoliosis

  13. scoliosis
    Appreciating the dedication you put into your site and detailed information you provide.
    It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted
    rehashed material. Great read! I’ve bookmarked your site and I’m
    adding your RSS feeds to my Google account.

    scoliosis

  14. scoliosis
    My partner and I absolutely love your blog and find nearly all of your post’s to
    be what precisely I’m looking for. Do you offer guest writers to write content
    in your case? I wouldn’t mind producing a post or elaborating on many of the subjects you write
    regarding here. Again, awesome blog! scoliosis

Deixe uma resposta

Fechar Menu