Equipes do Hospital Santa Ana e do Rotary na entrega das gelotecas, que passam a beneficiar pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição

Onde você costuma pegar um livro para ler? Na biblioteca? Na estante? Na geladeira!?!

A ‘geloteca’, uma tecnologia social criada para democratizar o acesso à leitura, presente em espaços populares e inclusivos pelo Brasil, agora faz parte do ambiente do Hospital Santa Ana, em Porto Alegre. A entrega ocorreu no dia 4 de setembro.

A iniciativa, que integra a programação dos 5 anos da Instituição, tem a parceria do Rotary Club Porto Alegre Glória-Teresópolis (@rotarygt_) e a intervenção da artista urbana Dâm (@dm.tinta), que grafitou uma geladeira desativada, destinada aos livros adultos, e um frigobar, que se tornou a ‘gelotequinha’, para atender ao público infantil que acessa o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II – Santa Ana). Em breve, um sarau irá marcar a inauguração das instalações.

 

Muito além de uma ‘geladeira’

Denominado “Projeto Geloteca: Itinerário da Imaginação”, o trabalho surge com o propósito de ofertar recursos materiais que possibilitem entretenimento, buscando minimizar sentimentos presentes durante o período da hospitalização e, com isso, promover o estímulo ao fortalecimento de vínculo do paciente e seu acompanhante por meio da leitura compartilhada e da realização de passatempos. De acordo com os autores, que fazem parte da Equipe Multiprofissional do Hospital Santa Ana, “tal processo fortalece e amplia o repertório emocional do paciente frente ao seu processo de adoecimento”, destaca David Mantalof, supervisor da Equipe.

O objetivo principal é proporcionar aos acompanhantes, pacientes e colaboradores do Hospital processos psicoterapêuticos através da leitura de livros, palavras-cruzadas e passatempos, com a finalidade de minimizar os impactos da internação prolongada no psicológico dos pacientes. (Leia a íntegra do projeto no documento anexo, ao final desta notícia).

“A partir do Projeto Geloteca, desenvolvido pela Equipe Multiprofissional do Hospital Santa Ana, nasce a ideia de adaptação a fim de proporcionar segurança e desenvolver o hábito da leitura as crianças atendidas no Centro Especializado em Reabilitação Intelectual – CER II do Hospital Santa Ana. A fim de tornar lúdico o acesso do público infantil ao acervo literário, foi realizada a arte com grafitti em um frigobar sem uso, para a qual foi convidada a artista Dâm, surgindo, assim, a primeira gelotequinha do Brasil”, contextualiza a representante do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Santa Ana e diretora do Hospital, Arlete Fante.


A leitura itinerante

A concepção do projeto tem uma dinâmica especialmente pensada para o perfil do público do Santa Ana.  Para os adultos, a geloteca está disponível no 4ª andar do prédio hospitalar. Sempre que solicitar, pacientes e acompanhantes receberão o livro ou revista em um envelope com seu nome. E o exemplar ficará com a pessoa, inclusive após a alta hospitalar. Além do cuidado, para evitar riscos de contaminação pelo manuseio coletivo, ao levar os livros para casa, pacientes e seus acompanhantes lembrarão, através da leitura, da evolução do processo de recuperação no hospital. No caso da gelotequinha, as famílias atendidas no CER II Santa Ana também poderão levar os exemplares para interagir com as crianças em casa.    

 

Acervo infantil e suas potencialidades

Durante a entrega das gelotecas, as lideranças do Rotary POA Glória Teresópolis e do clube de jovens Rotaract promoveram a doação de 86 livros infantis, que irão compor o acervo inicial da gelotequinha. “O acervo literário disponível no espaço da Gelotequinha será renovado periodicamente numa parceria entre o Roraty Club Glória – Teresópolis e o clube de jovens Rotaract. O objetivo é que os livros transitem entre os lares das crianças, incentivando o hábito e o gosto pela leitura, bem como o fortalecendo o vínculo entre os familiares, a equipe e o serviço”, acrescenta Suzana Borges da Fonseca Bins – diretora de Imagem Pública do Rotary Club Porto Alegre Glória-Teresópolis.

“Diversos estudos abordam os benefícios da leitura como estratégia potencializadora no desenvolvimento das habilidades de comunicação, memórias compreensão de ideias abstratas. Além disso, oferecer um espaço que estimule o imaginário das crianças atendidas neste serviço faz com que elas se fortaleçam e se desenvolvam nos mais diferentes sentidos”, afirma Otilia Valéria Angtst, coordenadora do CER II Santa Ana.

Ela acrescenta que as experiências que as crianças têm nos primeiros anos influenciam a vida toda, sendo a infância uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano. Otilia parafraseia poeta Mário Quintana, que diz: “os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

De acordo com a equipe responsável pelo projeto Gelotequinha, é importante que os acessos aos estímulos como o da leitura não se limitem a determinados momentos ou ambientes os quais a criança frequenta, mas que estejam presentes nos mais diversos locais, como suas casas, escolas ou locais de atendimento terapêutico.

Associadas do RC Glória Teresópolis e do clube de jovens Rotaract presentes na atividade


Doação de livros

As pessoas que desejarem colaborar com essa ação de incentivo à leitura no ambiente hospitalar, podem doar livros, revistas passatempo e caca-palavras na portaria do Hospital Santa Ana (Praça Simões Lopes Neto, 175 – Bairro Teresópolis), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os itens passarão por classificação e curadoria da equipe responsável para depois serem incluídos nas gelotecas.

Rotary presente

A inauguração da Gelotequinha do CER II Hospital Santa Ana teve a presença de Nadya Candal de Vaconcellos, presidente RC POA Glória-Teresópolis; Mara Rubia Andre Alves de Lima, diretora da Comissão da Juventude do RC POA Glória-Teresópolis; Suzana Borges da Fonseca Bins, diretora de Imagem Pública do RC POA Glória-Teresópolis; Luisa Silveira Nunes, presidente do Rotaract ligado ao RC POA Glória-Teresópolis; Nidieli Lenz Ebert, tesoureira do Rotaract ligado ao RC POA Glória-Teresópolis; e Otavio Astur Vaz da Costa, secretário do Rotaract ligado ao RC POA Glória-Teresópolis.

Conheça o Projeto Geloteca – Hospital Santa Ana:

Deixe uma resposta

Fechar Menu