Usuários do CAPS AD Partenon Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital, participando a Conferência Municipal

A recente Conferência Municipal de Saúde Mental de Porto Alegre, ocorrida nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril 2022, reuniu gestores, trabalhadores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para tratar situação e planejamento da Política Municipal de Saúde Mental da cidade, no âmbito do SUS. Ao final do evento, em votação para compor a delegação da Capital para a 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental do RS, houve a eleição de seis representantes dos CAPS AD mantidos pela Associação Educadora São Carlos (AESC).  

Confira os nomes por segmento:

  • Segmento Usuário:  Miguel Silva e Marcus Montano, usuários CAPS AD IV Centro Céu Aberto 
  • Segmento Trabalhador: Manuele Monttanari Araldi, psicóloga; e Lucas Andrade Fonseca, terapeuta ocupacional, ambos do CAPS AD IV Centro Céu Aberto 
  • Segmento Gestor/Prestador: Kaciely de Lima Jacino, coordenadora do CAPS AD IV Centro Céu Aberto; e Thais Bennemann, coordenadora do CAPS AD III Partenon Lomba do Pinheiro.  

A Conferência Estadual ocorre de 8 a 10 de abril, de forma online. Tem como tema central “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado em saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, e será transmitida nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) mantidos pela AESC : CAPS AD IV Centro Céu Aberto, CAPS AD III Partenon Lomba do Pinheiro, CAPS AD III Sul Centro Sul e CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Ilhas Navegantes.  

A Delegação de Porto Alegre tem o compromisso de levar as propostas discutidas e eleitas para a etapa estadual, bem como propor, discutir e votar as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Saúde Mental, prevista para o mês de novembro. 

“Estou orgulhoso de representar o CAPS AD na Conferência Estadual como Delegado. Eu estava no fundo do poço quando cheguei ano CAPS AD, e poder ajudar na construção de serviços como esse é muito importante e gratificante”, diz o usuário Miguel Silva. 

   “A cidadania constitui-se como um dos pilares terapêuticos, da redução de danos, da reforma psiquiátrica e está inserida cotidianamente no processo de cuidado desenvolvido nos CAPS AD AESC. O controle social é parte fundamental do projeto assistencial dos serviços, trabalhada em vários dispositivos de cuidado – assembleias, grupos e oficinas terapêuticas e nos espaços de cuidado na rua”, ressalta a psicóloga Manuele Montanari Araldi. 

“Nos últimos 12 anos, os CAPS AD mantidos pela AESC, estiveram presentes nas conferências de Saúde, fortalecendo a cidadania por meio do protagonismo e da participação social dos usuários, trabalhadores e gestores para afirmação do SUS no Município de Porto Alegre”, destaca a gestora executiva Arlete Fante.  

 Acompanhe a Conferência

 A programação pode ser consultada em http://www.ces.rs.gov.br/lista/450/4%EF%BF%BD-Conferencia-Estadual-de-Saude-Mental-RS-CESM-2022 

A transmissão ocorre pelo Facebook, neste link: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2560270124108693&id=290407961094932

Deixe uma resposta

Fechar Menu