Marília Calderon motiva colegas e protege a família com muita informação | Foto: Arquivo Pessoal

A pandemia de coronavírus que afeta múltiplas nações é um acontecimento grave, histórico e de impacto mundial. Desde que chegou ao Brasil, há exatamente um mês, as atenções foram redobradas pelas autoridades de saúde, e medidas de prevenção e contenção têm sido disseminadas diariamente, na esperança de frear o Covid-19. Nesse contexto, os profissionais da saúde têm sido fundamentais, com o suporte de outros segmentos que ajudam a suprir necessidades. Para lidar com a pressão e manter a concentração, alguns recursos são importantes para motivar as equipes. No Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, elementos como segurança, acolhimento e reforço da espiritualidade têm contribuído para tornar as jornadas de trabalho e o convívio familiar mais harmônicos.

Marília Dias Calderon, 35 anos, é uma personagem que assume o papel de manter o clima positivo. Técnica de Segurança, trabalha desde 2019 no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e sente-se pronta para esse momento desafiador. Sua rotina inclui caminhadas diárias por toda área do Santa Luzia, conversando, orientando sobre o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e levando uma palavra amiga aos colegas.  

“Nunca imaginei que iria passar por essa situação, mas me sinto bem preparada. É preciso ponderar nesse momento, mas todos os EPIs estão sendo disponibilizados, conforme a necessidade. Meu foco é no bem-estar do funcionário, para que se sinta seguro e motivado no dia a dia de trabalho, pois isso repercute no paciente”, destaca Marília.  

Os cuidados com os colegas são equilibrados com as tarefas do lar. Mãe de Jederson, com 4 anos, e Júlia Kamilly (15), precisa orientar duplinha também para evitar que o coronavírus invada sua residência. “Quando chego em casa tomo todos os cuidados. Evito muito contato físico e procuro informar para eles a situação”, explica. O distanciamento social tem sido uma barreira bem difícil, exigindo criatividade para manter o casal de filhos no domicílio.  “Procuro fazer jogos, pesquisar na internet, olhar filmes, interagir e fazer bolo de chocolate, o preferido deles”, revela a mãe, que enquanto está trabalhando conta com a ajuda da filha mais velha para cuidar do irmão.  

Marília é adepta da disseminação de mensagens positivas. Por isso, está planejando distribuí-las pelos setores do HSL, acompanhadas de bombons, pois um doce sempre ajuda a abrir sorrisos. Para essa ação, que visa fortalecer o acolhimento a todos que lá se expõem diariamente, contará com o apoio da área de Gente e Desenvolvimento, liderada por Lilian de Souza Madruga Barros, 31 anos.

Lilian acredita no acolhimento e na força da espiritualidade dentro e fora do ambiente de trabalho | Foto: arquivo pessoal

A colega, por sinal, tem outro recurso motivacional que compartilha frequentemente com as equipes: sua voz. No perfil mantido no Facebook, posta vídeos de música gospel que versam sobre esperança e o amor de Deus pelas pessoas. “No início fiquei surpresa com as reações, todas positivas. Comecei a gravar vídeos em minha rede social e os colegas começaram a pedir para eu cantar mais”, comenta.

Lilian tem consciência da importância do papel de cada pessoa que atua no Hospital e procura disseminar isso em suas conversas. “Costumo acolher, ouvir angústias, manter contato direto, pois os colegas gostam de ser recebidos e isso ajuda a fortalecer o relacionamento”, ressalta. No contexto atual, em cada interação, lembra do compromisso profissional de todos. “Nós escolhemos estar aqui, escolhemos essa área. Temos uma missão disfarçada de trabalho. É fundamental termos isso sempre em mente para nos mantermos motivados”, afirma a assistente de Gente e Desenvolvimento.

Em casa, sua atenção e do esposo Jonas, que atua no ramo da segurança patrimonial, está voltada aos cuidados com a filha Marina, de 7 anos, e o pai Hélio Madruga (68), que integra o grupo de risco do coronavírus. “Saímos para trabalhar todos os dias, mas temos cuidado redobrado com os dois ao voltarmos para casa, fazendo toda higiene básica para protegê-los”. Com sua pequena, Lilian usa de todos os recursos disponíveis para conscientizá-la. “No início ela gostou de ficar com o vovô, mas depois, quando percebeu que não poderia fazer as coisas que gosta, como ver os primos, brincar na praça e passear, ficou frustrada. Às vezes ela chora, mas procuramos incentivar o lado familiar, fazer brincadeiras, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e trabalhos escolares. Ela tem compreensão do momento que vivemos e, à noite, e faz uma oração antes de dormir pedindo que o coronavirus vá embora”, revela Lilian, para quem a espiritualidade precisa estar associada a todos os momentos da vida.

Este post tem 16 comentários

  1. It’s remarkable to go to see this website and reading the views of all
    mates on the topic of this piece of writing, while I am also eager of
    getting know-how. 0mniartist asmr

  2. This piece of writing is truly a fastidious one it assists new the web viewers, who are wishing in favor of blogging.

    asmr 0mniartist

  3. Have you ever thought about publishing an e-book or guest authoring on other sites?
    I have a blog based on the same topics you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my subscribers would value your work.

    If you’re even remotely interested, feel free to send
    me an email.

  4. Hey! Someone in my Facebook group shared this site
    with us so I came to look it over. I’m definitely enjoying the information.
    I’m book-marking and will be tweeting this to my followers!
    Wonderful blog and brilliant design and style.

  5. Hi, I do believe this is a great site. I stumbledupon it 😉 I’m
    going to come back once again since i have book marked it.
    Money and freedom is the greatest way to change, may you
    be rich and continue to guide others.

  6. Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea shell and
    gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the
    shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is totally
    off topic but I had to tell someone!

  7. Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to more added agreeable from you!
    By the way, how could we communicate?

  8. Howdy would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m looking to start my own blog soon but I’m having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.

    The reason I ask is because your layout seems different then most
    blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Sorry for being off-topic but I had to ask!

  9. Hello! I just want to give you a big thumbs up for the great information you’ve got here
    on this post. I am coming back to your web site
    for more soon.

  10. What’s up, yes this piece of writing is actually good and I have learned lot of things from it regarding blogging.
    thanks.

  11. Good day! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog
    platform are you using for this website? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and
    I’m looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the
    direction of a good platform.

  12. scoliosis
    Hello! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds
    me of my old room mate! He always kept chatting about
    this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read.
    Thank you for sharing! scoliosis

  13. scoliosis
    Valuable information. Lucky me I found your website accidentally, and I am shocked why this coincidence did not happened in advance!
    I bookmarked it. scoliosis

  14. scoliosis
    You can definitely see your enthusiasm within the article you write.

    The sector hopes for even more passionate writers such as
    you who aren’t afraid to mention how they believe.
    At all times follow your heart. scoliosis

  15. dating sites
    Fantastic beat ! I would like to apprentice at the same time as you amend your web site, how could i
    subscribe for a blog web site? The account aided
    me a applicable deal. I had been a little bit acquainted of this
    your broadcast offered vibrant clear idea https://785days.tumblr.com/ dating sites

Deixe uma resposta

Fechar Menu