Celebração acolheu profissionais migrantes e contou com pratos típicos de cada região/país

Começou no domingo (12) e segue até 19 de junho a 37ª Semana Nacional do Migrante. Em 20 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Refugiado. O período representa um momento de refletir sobre como a chegada dos migrantes e refugiados em novas realidades proporciona novas aprendizagens para todos: para quem migra e para quem os acolhe.

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes também está celebrando essas datas. Mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), o HNSN faz parte das obras da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, que foi criada há 127 anos para atender às pessoas migrantes e, hoje, está presente no Brasil e em mais 25 países.

Na tarde de segunda-feira, 13 de junho, foi organizado um café da tarde para os profissionais que vieram de outros estados ou países confraternizarem. Representantes de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina e do Uruguai, degustaram lanches típicos de cada região, preparados com o apoio do setor de Nutrição do hospital.

Irmã Marilene Cole, da Pastoral da Saúde, deu as boas-vindas aos participantes, fez uma apresentação sobre a Semana do Migrante e, também, destacou o trabalho e legados do fundador da Congregação, “apóstolo dos migrantes”, João Batista Scalabrini, que em 2022 será canonizado pelo Vaticano.

A 37ª Semana Nacional do Migrante é uma iniciativa do Serviço Pastoral do Migrante, ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, responsável também pela Campanha da Fraternidade. Este ano, a semana tem como tema “Migração e Saberes”, e o lema “Escuta com sabedoria e ensina com a prática”.

Deixe uma resposta

Fechar Menu