A Associação Educadora São Carlos, como instituição, se mostrou preparada para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Ao se reestruturar com o projeto de gestão e governança implementado ao longo dos últimos sete anos, criou os elementos necessários para passar pelas adversidades que a Covid-19 ainda impõem. Preparação e valorização de equipes, atualização e qualificação das estruturas hospitalares e administrativas e liquidez financeira deram o fôlego essencial para encarar as incertezas de 2020 e superá-las. A síntese desses acontecimentos é trazida no Relatório de Gestão AESC 2013-2020 e em alguns dos destaques a seguir.  

 

Coronavírus

Desde o mês de janeiro, a AESC mantém atenção plena à questão do coronavírus. A partir das unidades de saúde – Hospital Mãe de Deus, Hospital Santa Ana, Hospital Santa Luzia, Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e CAPS AD –, lideranças compartilham conhecimentos com outros médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da área de assistência e serviços de saúde mental, além de esclarecerem pacientes, familiares, visitantes e a população por meio de entrevistas, vídeos e textos divulgados nos canais digitais institucionais e na imprensa. Ainda em março, houve o lançamento da página temática AESC/Coronavírus, que permanece sendo atualizada regularmente com dados e informações e atualizações de todas unidades da área da saúde.

 

Reconhecimentos

A Semana de Enfermagem, promovida em maio, valorizou a dedicação de enfermeiros, enfermeiras, técnicos e técnicas de Enfermagem, com o tema “Guardiões da Vida”. A homenagem ocorreu em meio ao maior desafio da saúde mundial dos últimos anos, e contou com ações como intervenções artísticas do grafiteiro Dêivide Bizer, que ofereceu à instituição sua obra como reconhecimento ao trabalho destes profissionais. As pinturas estão presentes nos hospitais e CAPS AD, por meio de murais e painéis com a simbologia da árvore da vida.

Em outubro, foi a vez de os médicos e médicas receberem o reconhecimento institucional, com uma live que trouxe o palestrante Dante Gallian, o tema “A humanização na área da saúde e no ambiente médico”, e um show do pianista Rodrigo Soltton, com releituras de clássicos de Elton John, Frank Sinatra, Cold Play e outros.    

Inovação na Educação Corporativa

Um espaço inovador, gratuito e de fácil interação para todos os profissionais da AESC acessarem, de onde estiverem e da forma que preferirem. Essa é a plataforma online AESC Edu, oportunidade lançada no dia 1º de agosto, no Workplace, para garantir qualificação permanente a quem trabalha em todas as unidades da mantenedora, seja nas áreas da Saúde, Educação ou Responsabilidade Social. Inspirada em plataformas de streaming, a ferramenta de capacitação online possui qualificações rápidas (tempo médio de 20 min) para pessoas que gostam de ler, assistir vídeo aulas e ouvir podcast. A iniciativa é fruto do primeiro Hackathon da AESC, promovido em janeiro pela área de Gente e Desenvolvimento.

Campanha Em Fuga

Por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2020, proposto pelo Pontifício Conselho para os Migrantes e Itinerantes, do Vaticano, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas da Província Maria, Mãe dos Migrantes, América do Sul e África,  promoveu a Campanha “Em fuga”, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a situação das pessoas deslocadas dentro de seus próprios países. A ação foi divulgada nos canais institucionais da AESC, fortalecendo a causa do migrante, originária da Congregação.

Relatório de Gestão

Os principais acontecimentos e resultados obtidos pelos mais de 3,8 mil profissionais que compõem a AESC nas unidades de Saúde, Educação, Responsabilidade Social e área Administrativa estão presentes no ‘Relatório AESC 2013-2020: construção coletiva para novas conquistas. O conteúdo, com fotos, gráficos e relatos traz as entregas mais relevantes da atual gestão, que encerra em 31 de dezembro.

Nova Diretoria

No próximo mês de janeiro, a AESC abre um novo ciclo com Diretoria eleita em assembleia no dia 14 de dezembro. A gestão 2021-2023 é composta pela Irmã Lucia Boniatti, como diretora-presidente; pela Irmã Elena Ferrarini, como diretora-vice-presidente; e pela Irmã Lourdes Terezinha Barbieri, como diretora-financeira. O perfil das novas lideranças e suas projeções para a Instituição serão divulgados no início do novo mandato.

Deixe uma resposta

Fechar Menu