Autoridades públicas, irmãs, estudantes e funcionários prestigiaram sessão solene pelos 60 anos da AESC na Câmara Municipal de Caxias do Sul

O ano de 2022 representou momentos históricos para a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas e para a Associação Educadora São Carlos (AESC). A celebração do Ano Scalabriniano começou ainda em 2021, mas se tornou conhecida no decorrer do ano seguinte, marcando a passagem dos 25 anos da beatificação de João Batista Scalabrini.

Em maio, mês em que a AESC completou 60 anos, a notícia da canonização do fundador da Congregação, anunciada pelo Vaticano, impactou positivamente a todas as irmãs, padres, leigos, imigrantes e profissionais ligados às mantenedoras ao redor do mundo. A novidade fortaleceu a programação organizada e desenvolvida nos meses seguintes. Houve celebração de missas, encontros, produção de conteúdo multimídia e homenagens públicas.

Confira abaixo estas e algumas das principais realizações do ano.

Os 60 anos da AESC e a canonização de João Batista Scalabrini

No dia 1º de maio, a AESC completou 60 anos. Ao longo de 2022 houve diversas ações integradas com outro evento significativo para a Congregação: o Ano Scalabriniano, que ampliou sua repercussão com a canonização de João Batista Scalabrini.

A Associação Educadora São Carlos é a pessoa jurídica que viabiliza as ações da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, no Rio Grande do Sul, nas áreas de Saúde, Educação e Responsabilidade Social. Todo trabalho está inspirado na causa migratória, que deu origem à Congregação na Itália, em 1895, mesmo ano da chegada ao Brasil.

DIÁLOGO COM A IMPRENSA E HOMENAGENS DO PODER PÚBLICO

A primeira manifestação pública sobre o 60º aniversário da AESC ocorreu no mês de aniversário. Artigo inédito foi veiculado na coluna de opinião do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em maio. Jornais e rádios do litoral e da região da Serra também repercutiram o conteúdo nas cidades onde existem unidades da AESC, como Capão da Canoa, Torres, Caxias do Sul e Farroupilha.

Como forma de legitimar a mensagem e o então recente anúncio da canonização de João Batista Scalabrini, as próprias irmãs foram porta-vozes em muitas oportunidades, sendo entrevistadas ou assinando artigos. As Câmaras de Vereadores de Caxias do Sul, Santa Vitória do Palmar e de Farroupilha também prestaram homenagens em sessões especiais.

WEBSÉRIE COM IRMÃS, DIRETORIA DA AESC, IMIGRANTES E COLABORADORES

Entre os meses de junho e outubro de 2022, uma série de vídeos com personagens que fazem a dia a dia da AESC foi divulgada nos canais digitais da mantenedora, tanto para colaboradores quanto para o público que segue os perfis no Instagram e YouTube.

A proposta, iniciada com a saudação da diretora presidente Irmã Lucia Boniatti, foi mostrar como as ações dos hospitais e demais serviços em saúde, dos colégios e a acolhida ao migrante dialogam cotidianamente com a missão internacional da Congregação, tendo como pano de fundo o Ano Scalabriniano.

ESPAÇOS DE MEMÓRIA: TRAJETÓRIA E LEGADO DAS IRMÃS SCALABRINIANAS

Entre as ações voltadas à celebração do 60º aniversário e Ano Scalabriniano, foram criados espaços de memória, físicos e digitais, para compartilhar a trajetória da Congregação com as equipes de trabalho, visitantes e fornecedores. No Centro de Serviços Compartilhados (CSC), em Porto Alegre, onde ficam as áreas de apoio administrativo e gestão da AESC, foram instalados murais com a linha do tempo e um totem do fundador João Batista Scalabrini, no qual há um QR Code para a página web sobre os 60 anos. Todas as unidades da AESC no Rio Grande do Sul receberam os totens e banners com o breve histórico. Nos locais, foram feitas apresentações aos colaboradores, explicando o propósito da inciativa e mostrando a conexão de cada pessoa com as entregas realizadas diariamente.

A CANONIZAÇÃO DE JOÃO BATISTA SCALABRINI

No dia 9 de outubro, em missa presidida pelo Papa Francisco, João Batista Scalabrini foi canonizado. A data entrou para o calendário oficial da Congregação e diversos veículos de imprensa repercutiram o acontecimento. No dia 25 do mesmo mês, data de criação da Congregação, houve uma missa no auditório do Hospital Mãe de Deus para celebrar a novidade e lembrar a passagem, pelo Rio Grande do Sul, do novo santo para a Igreja. Em novembro, foi encerrado o Ano Scalabriniano, com uma romaria na cidade de Farroupilha.

Avanços no campo da Inovação

Em 2022, houve o lançamento da marca Way Innovation, que traz o conceito de inovação da AESC. A iniciativa promove ações internas e interações com o mercado, conectando a instituição com hubs, apoiando projetos e atraindo novos negócios.

Ao longo do ano, a AESC passou a fomentar a inovação como cofundadora do projeto South Colllab Health, grupo formado por 51 instituições, entre hospitais, empresas e entidades do segmento da saúde do Rio Grande do Sul; firmou aliança com a Universidade Feevale, para realizar ações conjuntas de ensino, pesquisa, pós-graduação, formação continuada, inovação, extensão, saúde e intercâmbio técnico, científico e cultural; e participou do o Congresso Nacional de Hospitais Privados – Conahp, apresentando a experiência de articulação com startups, ecossistemas de inovação, universidades e grandes empresas para a geração de valor aos negócios da instituição. 

Além dessas ações, a Gerência de Inovação destaca entre os resultados:

  • Mais de 60 startups conectadas
  • Captação de recursos para projetos junto à indústria farmacêutica
  • Conexão com ecossistemas de inovação da PUCRS, Grow, BRDE Labs, Instituto Caldeira, Tecnopuc e Eretz.bio
  • Participação nos principais movimentos de inovação regionais: Pacto Alegre, Inova RS, Creative, South Summit Brazil
  • Conexão com as áreas de inovação de hospitais públicos e privados de Porto Alegre

 

DESENVOLVIMENTO E RECONHECIMENTO

O desenvolvimento de equipes e lideranças esteve no foco de iniciativas transversais, contemplando as áreas de Saúde, Educação e Responsabilidade Social. Também, no desfecho de 2022, houve o resgate de uma tradição: o reconhecimento aos colaboradores por tempo de dedicação à AESC. Cerca de 400 profissionais, a partir de 5 anos de atuação na empresa, foram contemplados.

 

Formação em governança corporativa para lideranças da instituição 

Entre os meses de outubro e dezembro de 2022, a área de Gente e Desenvolvimento (GeD) promoveu o Curso de Formação em Governança Corporativa, voltado a diretores, gerentes e coordenadores da AESC.

Durante a capacitação, “foram elucidados os conceitos de boas práticas de Governança Corporativa com o objetivo de definir papéis, fluxos e alçadas de decisão, envolvendo práticas e relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle garantindo a sobrevivência e perpetuidade da instituição”, destaca a gerente de GeD, Camila Ferro.  

As aulas foram ministradas por dois professores: Gustavo Martins atua há mais de 30 anos como assessor e consultor nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Governança Corporativa, Estratégia e Competitividade, Inovação e Modelagem de Negócios, entre outros; e João Zani, doutor em Administração, conselheiro de Administração Certificado IBGC, professor de Finanças para o Doutorado e Mestrado, MBA e para cursos de Graduação da Unisinos, pró-Reitor de Administração da Unisinos 2010/2017 e conselheiro de Administração do Banrisul, entre outros.

 

Homenagem por tempo de dedicação dos colaboradores

Teve início em 29 de novembro a ação de agradecimento e reconhecimento aos colaboradores por tempo dedicação à Instituição, nas diferentes unidades da AESC. A retomada da homenagem foi anunciada em live com a diretora presidente Irmã Lucia Boniatti.

Ao longo do mês de dezembro, as homenagens seguiram em todas as unidades e serviços da mantenedora, com a entrega de certificados de reconhecimento e celebração de missas.

A Norma referente ao reconhecimento prevê homenagem aos colaboradores que completam anualmente 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35 anos ou mais, por sua dedicação e compromisso profissional com as atividades na Instituição.

Catedral Metropolita

Um dos grandes momentos do ciclo de homenagens foi marcado por uma Missa na Catedral Metropolitana da Porto Alegre no dia 18 de dezembro. O tempo dedicado à espiritualidade teve a presença da Irmã Lucia Boniatti e das Diretorias da Saúde Suplementar (Hospital Mãe de Deus), Saúde Complementar, gerências, irmãs e colaboradores.

No litoral, também houve missas. No Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa e no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, as celebrações ocorreram no auditório de cada instituição.

As unidades de Educação e Responsabilidade Social também tiveram esse momento de agradecimento. Em Caxias do Sul, nas Comunidades Nossa Senhora de Fátima, Comunidade São José e CAM – Centro de Atendimento ao Migrante as homenagens foram realizadas no dia 19 de dezembro. Seguindo o calendário de homenagens aos colaboradores, no dia 21 foi realizada a cerimônia no Colégio Nossa Senhora de Lourdes e, no dia 22, no Hospital Santa Luzia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu