Peça da Campanha Prêmio Falchi

O ano de 2022 na Saúde Complementar da AESC reuniu momentos de reconhecimento público, expansão de serviços de acolhimento, fortalecimento do compromisso com a Diversidade e Inclusão, bem como ações de integração e relacionamento. Pautadas no olhar humanizado e no cuidado a partir das premissas do Sistema Único de Saúde (SUS), as iniciativas tiveram como inspiração os valores que regem a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, responsáveis pela condução da Associação Educadora São Carlos.

HOSPITAIS SANTA LUZIA E NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Prêmio Falchi reconhece atuação no auge da pandemia

Superação pode ser uma palavra adequada, embora modesta, para descrever o que os profissionais da saúde vivenciaram ao longo de dois anos de pandemia. Mas é uma definição oportuna por mostrar a capacidade diária de resiliência de quem esteve na linha de frente da Covid-19, fazendo valer sua vocação de acolher e oferecer o melhor, diariamente, dentro das condições impostas por um flagelo que vitimou mais de 600 mil brasileiros, mas que permitiu a recuperação de milhões pelo cuidado e a conscientização sobre as vacinas.

O reconhecimento dessa jornada aos profissionais da Saúde Complementar na AESC veio por meio do Prêmio Falchi, de forma inédita. O caso de sucesso “Gestão da escassez – otimização dos recursos em tempos de crise de oferta” foi contemplado com o Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi de Gestão Hospitalar, na categoria Gestão de Processos – Classe 1, uma iniciativa da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

Gestão da Saúde Complementar recebeu Prêmio Falchi com a Irmã Lucia Boniatti, ao centro.

Mais destaques:

  • Hospital Nossa Senhora dos Navegantes | Em 2022, foi concluída a recuperação estrutural do hospital, especialmente na área de Saúde Suplementar, com instalações qualificadas para receber a comunidade no atendimento particular e por meio de convênios. A área remodelada também abriga a nova capela, gerida pela Pastoral da Saúde.
  • Hospital Santa Luzia | O hospital passou por recuperação estrutural no acesso das ambulâncias, onde houve elevação das coberturas, e melhorias no acesso da área de saúde suplementar, pela Rua Tiaraju.

 

Expansão internacional do Legame – Teleatendimento em Saúde Mental

No segundo semestre de 2022, o Legame – Teleatendimento em Saúde Mental da AESC expandiu sua área de atuação, chegando a países como África do Sul e Argentina, em espaços de acolhimento da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas que recebem pessoas migrantes e refugiadas.

 

“A ampliação da abrangência territorial do Legame materializa os investimentos da AESC para acolher as pessoas em mobilidade e fortalecer o carisma Scalabriniano de promover a saúde dos migrantes”, destaca o Diretor Executivo de Saúde Complementar da AESC, Maximiliano das Chagas Marques.

 

Mais destaques:

  • Jornal Folha de S. Paulo publica reportagem especial em colaboração com o Legame, sobre Saúde Mental da população migrante.
  • Saúde Complementar AESC passou a integrar o Conselho Permanente do Fórum de Mobilidade Humana do RS.
  • Assento na Pastoral do Migrante

HOSPITAL SANTA ANA

Diversidade e Inclusão pautam a inédita Jornada do Centro de Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II)

O Hospital Santa Ana, por meio do Centro de Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II), promoveu, em 7/12, um encontro online com a participação de especialistas do CER II e de outras instituições, como a Secretaria Estadual da Saúde, universidades e Centro Lydia Coriat.

Acompanhe íntegra do evento pelo YouTube: https://youtu.be/q-chLni5qCQ

Mais destaques:

Ampliação do acesso à desintoxicação de adultos da rede de atenção à saúde mental de Porto Alegre

Posse, no Dia do Médico, da primeira Diretora Clínica da AESC

– Fortalecimento do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) Santa Ana: doação de cobertores e itens de higiene, durante o inverno, a moradores em situação de rua. A ação envolveu o Rotary Club Porto Alegre Glória-Teresópolis e o grupo Articuladores do Bem.  

– Criação do Espaço de Afeto: no andar térreo do Hospital, junto ao Centro de Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II), foi criada uma área ambientada e dedicada às crianças atendidas no local, no período diurno. À noite, o espaço é dedicado à atenção aos profissionais da saúde do HSA.

– Inauguração da Simulação Realística: o ingresso dos profissionais que atuam no hospital, desde julho de 2022, inclui a passagem pelo espaço de Simulação Realística, para capacitação inicial e familiarização com a forma de acolhimento oferecida aos pacientes.   

– Aniversário do Hospital Santa Ana: a celebração dos 4 anos da instituição mobilizou a equipe multiprofissional para uma série de atividades que fortaleceram o vínculo entre colegas e o conhecimento sobre a história do HSA, desde a concepção aos dias atuais. Um vídeo colaborativo reuniu fotos das pessoas das diferentes áreas e turnos de trabalho.  

– Humanização acesso ao Hospital: em diálogo com a Prefeitura de Porto Alegre, o HSA recebeu como cortesia o capeamento asfáltico do acesso principal até as portas dos dois prédios. Essa melhoria garante mais conforto aos pacientes que chegam de ambulância, de outras unidades de saúde.

Equipe Multiprofissional da Saúde Mental do Hospital Santa Ana

CAPS AD – CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS

Mestre Moa do Katendê é homenageado no CAPS AD IV Centro Céu Aberto

Novembro é o mês da Consciência Negra no Brasil. Em todo o país, são realizadas atividades que buscam destacar o protagonismo negro em diferentes áreas. No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Centro Céu Aberto (CAPS AD IV), Mestre Moa do Katendê foi homenageado com música, dança, depoimentos e um mural com grafitti feito pelo artista Deivid Bizer, no qual foi instalada uma placa em memória do mestre de Capoeira de Angola, que levou a riqueza dessa cultura para o Brasil e o mundo.

Confira no vídeo como foi o evento e o envolvimento dos protagonistas, da idealização à realização.

 

Virada Cultural celebra portaria que deu origem ao CAPS AD IV

Um dia repleto de atividades, diversão, interação e promoção do autocuidado permeados por muito acolhimento. Assim foi a quarta edição da Virada Cultural do CAPS AD IV Centro Céu Aberto, ocorrida no dia 21 de dezembro, das 9h às 20h, na sua sede (Rua Comendador Azevedo, 97 – Porto Alegre). A ação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas celebra anualmente a Portaria do Ministério da Saúde (MS 3588/17) que criou o serviço, pioneiro no Brasil.

Mais destaques:

Apresentação de propostas construídas com usuários na Conferência Municipal de Saúde Mental

Protagonismo e participação social na 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental

– Participação na celebração do 6º Dia Mundial dos Pobres, com a Pastoral do Povo de Rua (13/11). Apresentação de painéis dos CAPS AD e do Hospital Santa Ana.

– CAPS AD mantidos pela AESC passam a integrar o Observatório de Aporofobia Dom Pedro Casaldáliga, criado pelo Padre Júlio Lancelotti. A iniciativa liderada pelo pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, teve início em 2022, realiza estudos, pesquisas e denúncias contra a aporofobia (aversão às pessoas pobres) procurando, assim, combater este mal.

Sobre Saúde Complementar

A saúde complementar diz respeito à atuação da iniciativa privada na área da saúde pública, ou seja, como parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos, nos termos do art. 199, §1º, da Constituição Federal de 1988. O Estado utiliza da iniciativa privada para aumentar e complementar a sua atuação em benefício público.

Na AESC as unidades e serviços nessa área são:

  • 4 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), todos em Porto Alegre:
    • CAPS AD III Sul Centro Sul
    • CAPS AD III Partenon Lomba do Pinheiro
    • CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Navegantes e Ilhas
    • CAPS AD IV Centro – Céu Aberto
  • Hospital Santa Ana (Porto Alegre)
  • Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa)
  • Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (Torres)

Deixe uma resposta

Fechar Menu